Acuario Rosa

Todo lo que rodea a la acuariofilia

Entrevista a Fabian Kussakawa

Fabian é sem dúvida um dos mais conhecidos paisagistas brasileiros. Este afeizoado e apaixoado pelo hobby foi rescentemente entrevistado para um prestigioso jornal do Brasil, o Globo NewsAquí está um video.

Fabian é fundador do grupo de paisagistas brasileiros NatureAqua.

Podemos ver mais sobre él e os seus trabalhos no seu blog pessoal: Blog de Fabian.

Fabian, primeiro é agradeçer que aceitares fazer esta entrevista. É para mim uma honra.

Eu que agradeço de poder participar do seu site. 

Primeiro gostaría saber é um, pouco sobre ti: A qué te dedicas, onde vives, como é o teu día a día, se tens familia… um pouco do que se pode saber de ti

Como um bom aquarista dedico o meu tempo livre a familia , música e ao aquapaisagismo. Trabalho com webdesign desde 2002 na cidade de Foz do Iguaçu estado do Paraná (Brasil). O trabalho faz com que eu tenha pouco tempo para os aquarios mas mesmo assim dedico meia hora do fim do dia para olhar  e verificar se está tudo OK. Tenho 1 casal de filhos e eles praticamente viram e cresceram junto com o hobby comigo. Minha filha me ajuda e gosta dos peixes e minha esposa me da muito apoio , algo que considero muito importante, porque sem o apoio deles de nada adiantaria persistir num hobby que exige tempo e  dedicação.

Vou exemplificar minha historia no aquapaisagismo. Comecei no final do ano de 2006 mas antes disso estudei muitos meses para poder começar nos plantados. Em 2007 ja possuia um aquario plantado mas o conhecimento das plantas fui adquirindo com o tempo  junto com a noção de perspectivas e texturas de cores e profundidades, depois disso o vicio no aquarismo e aquapaisagismo me pegou de vez.

 Como está o aquarismo no Brasil? (há muita afiççao ou nao, lojas bem ou mal estocadas…) E em concreto o aquapaisagismo?

O aquarismo no Brasil até tem um gama maior de equipamentos e está bem difundido, com muitas marcas e lojas de pets que viram que podem ter um retorno financeiro interessante. Já o aquapaisagismo como diz meu amigo Rony Suzuki já foi pior, hoje está indo bem porque afinal temos plantas e marcas muito boas no mercado brasileiro (tanto nacionais como importadas). 

O único ponto que ressaltaria seriam ter mais competições que servem para uma preparação e criam assim novos aquapaisagistas mais preparados. E também uma maior cobertura da mídia informando e dando valor aos aquapaisagistas brasileiros.

É possivel montar um aquário com plantas nativas do seu país? E peixes? podem-se apanhar na natureza ou estao protegidos pela lei?

Temos um biodiversidade muito grande aqui no Brasil. Com certeza a flora e fauna brasileira já foi muito exibida em aquarios do Rony Suzuki e até eu mesmo já fiz um biotopo do rio paraná. No momento o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) protege com leis rigorosas a coleta sem licensa;  mas sabemos que ainda há um comércio clandestino.

 
Oque é o NatureAqua (Grupo de Aquapaisagistas Brasileiros)? Quais são os seus objectivos?

O Natureaqua veio da idéia de unir aquapaisagistas brasileiros para poder participar de concursos tanto internacionais como nacionais. Na epoca quando criei o site não havia algo neste segmento, e por isso a necessidade de mostrar os trabalhos e informar a midia que existe aquapaisagistas brasileiro. E quem tem um aquario plantado finalizado e reside no Brasil pode se inscrever no natureaqua que a comissão avaliadora irá avaliar, e se for aprovado, será convidado a juntar-se ao grupo, e já para aquapaisagistas internacionais o grupo não esqueceu deles e também convidamos as feras a ingressar na seção Sala VIP.

 
 

Umas questoes técnicas Fabian…
 

Como realizas a maturação de um aquario?  (Se mudas agua, se fertilizas nesse periodo, se coloca peixes/camarões…)

Hoje quando monto um aquario novo, tento usar muitas plantas e também um equipamento e produtos de marcas boas para agilizar a maturação. E nas primeiras semanas muitas tpas(mudas de agua) e coloco sim peixes e planorbis para evitar futuras algas.  
 

 
 

Qual substrato, luz, filtragem e fertilizantes usas?

Eu já utilizei de várias marcas de substrato. Recomendo entre elas o seachem flourite black e mbreda. Também possuo uma gama de filtros de algumas marcas e dentre elas cito o Eheim e JBL devido a ruido e limpeza para mim são as melhores marcas de filtro. Sobre os fertilizantes também já passei por muitas variedades desde as nacionais ate os da ADA. Por custo x beneficio fico com os da seachem. 

 

A injeção de CO2 apaga pela noite ou não? Por qué?

Durante a noite a solenoide desliga junto com o timer. O porque é devido a economia de co2 e também não há necessidade de consumo de co2 por parte das plantas.

 

Cada quanto e como mudas a agua dos teus aquarios?

Varia para o volume do aquario e também pelo grau de maturação. Se for um aquario novo realizo 2 tpas semanais de cerca de 30%, já aquario mais antigo 1 tpa semanal de 20%.

 

É normal a aparição de algas durante a maturação do aquario ou tenta evita-las?

Sim no inicio elas aparecem apesar que ja tento intervir com elas. Mas com o excesso de nutrientes e muita luz com certeza mais cedo ou mais tarde irão aparecer algumas algas.

 
 

Acha que os peixes e invertebrados “comealgas” tem uma função importante para acabar com elas?

Com certeza, eu recomendo e uso invertebrados para ajudar a combater as algas.
Neocaridina , planorbis, ottocinclus e cas ajudam e tem a função de controlar, mas recomendo para inicio e prevenção de algas.  


 

Oque achas das marcas de aquariofilia ADA e ELOS?

Complicado opiniar porque ELOS só usei um produto deles que foi o substrato ja o da ADA usei fertilizantes e uso a pinça também. Creio que é tudo questão de marca e grau de paixão pelo hobby. Se voce quer ter aquela marca e tem possibilidade para isso porque não adquirir ela. Ja no caso da ELOS sei de muitos aquapaisagistas que usam e tem otimos resultados como Filipe Monteiro entre outros; já o da ADA tem o Cliff Hui e muitos outros. Para mim é uma questão de custo x benificio e o grau de avanço de um aquapaisagista.

 

Este ano participas como júri do AAC (Acuavida Aquascaping Contest) junto ao Cliff Hui e mais algum outro… Por um lado parabéns e por outro dizir que é uma lástima nao te ver participar como contestante…  Veremos-te participando no ADA deste ano? Tens algum projeto preparado que a malta nao viu?

Fui convidado a ingressar a comissão julgadora do AAC 2010 e para mim foi uma honra. Este ano irei participar do IAPLC 2010 com o meu aquario de 350l um pouco modificado; apesar que tenho mais 2 aquarios que estão em fase final e que não publiquei em nenhum site. Já para o ano que vem irei ter um aquario so para o IAPLC e será destinado o ano inteiro para montagem dele.

Quem sabe não aparece algo novo vamos aguardar.


  

Que opiniao tens da norma do IAPLC que os aquas têm que ser “inéditos”, é dizer, que não podem ser mostrados anteriormente em nenhum site? Achas ético que as fotos dos aquas concorrentes, ainda que sao digitais, nao as mostrem na internet e façam negocio com a venda de um livro?

Acho que isso da ADA não tem carater oficial. Tem muitos aquapaisagistas que mostram os aquas em blogs e foruns e mesmo assim participam e ainda pegam excelentes colocações. Então para mim não tem nada a ver isso; creio que seja mais para guardar para os livros. Sobre o segundo ponto se você está autorizando o pessoal do IAPLC tudo bem , caso contrario não acho digno vender sem a autorização. 

Falando de novo dos teus aquarios… ¿Quais sao as tuas plantas e peixes preferidos nas tuas montagems? 

Da flora gosto de quase tudo, principalmente dos musgos e das microsoruns para aquarios low tech, já para montagens complexas gosto das rotalas.

Fauna fico com a familia dos tetras e neocaridinas. Gosto do Tetra Tucanoichthys tucano e neocaridina cantonensis.
 

 

Ponho uma serie de palavras e tu diz o que primeiro te venha á cabeça:
 
ADA: Marca muito boa, qualidade e dedicação para que torna-se uma das melhores o único ponto negativo é o preço ainda ser alto.
 
Miron Silva: Da safra nova de aquapaisagistas brasileiros é um dos melhores e tem uma excelente tecnica de poda.
 
Competição: É importante para sempre renovarmos nossos estilos
 
Amano: É o mestre 
 
Filipe Oliveira: Dom
 
Landscape: Criatividade
 
Nature Aquarium: Meu favorito
 
Entrevistas: interessante
 
Amazonia: Natureza que precisa ser cuidada
 
Heiko Bleher: Explorador 
 
Japão: Disciplina
 
Filtragem: Coração do aquário
 
Oliver Knott: Adoro as técnicas dele
 
Espanha: Ainda faço uma visita
 
Brasil: Calor, futebol e natureza
 
Foruns: Compartilhar conhecimento nunca é demais
 
Fosfatos: Nutriente essencial
 
Diana Walstad: As mulheres estão cada vez mais conseguindo seu espaço
 
Paisagismo: Meu vicio
 
Lula da Silva: Saiu da míseria e hoje é o presidente.
 
Tourada: Olha sou contra acho uma falta de respeito total com os animais.
 
Algas: Faz parte e também pode ser apenas uma fase tudo vai depender do grau de dedicação para acabar com elas.
 
 

Tens algum outro hobby?

 Sim cultivo bonsai e sou músico nas horas vagas.

 

Gostaria comentar algo mais?

Gostaria de dizer que foi um prazer dar essa entrevista ao site Acuariorosa que é tão conceituado.E também dizer que o hobby do aquapaisagismo só precisa de 2 coisas para quem está começando: dedicação e paciência.
Mais uma vez obrigado Oscar Pereiro pelo convite.

9 Respuestas a “Entrevista a Fabian Kussakawa

  1. Óscar Pereiro 7 julio 2010 en 9:25

    En unos días publicaré la traducción al español.

  2. Palomares 7 julio 2010 en 12:33

    Pereiro, entrevista muy interesante.

    Y toalmente legible sin necesidad alguna de traducción

    Saludos.

  3. RAD 7 julio 2010 en 14:46

    Buena entrevista,por cierto,vi en su blog que lo entrevistaron para la televison brasileña.

  4. Fabian Kussakawa 9 julio 2010 en 3:18

    Obrigado pela oportunidade.
    Abços.

  5. Álvaro 9 julio 2010 en 21:19

    Leí detenidamente el otro día la entrevista (porque no tenía nada que hacer jeje), así que hoy te la comento. Me alegra más leerla así, en “natural” que en una traducción, sus acuarios están muy bien, para eso sólo hay que ver las fotos🙂 las preguntas están bien, sobre todo las técnicas, a ver si pronto nos haces alguna entrevista dedicada en especial a algún paisajista y que nos cuente sus secretos, creo que estaría bien… y ¡enhorabuena a Fabian por esos acuarios!

    Saludos
    Álvaro😉

  6. Aqualinea Aquarismo 7 abril 2011 en 14:22

    Olha realmente o Fabian é uma pessoa única! Tivemos a oportunidade de acompanhar e acreditem, trocar ideias evolutivas do hobby em 2007.
    Hoje ele é um “expoente” no hobby no Brasil.
    E nós da Aqualinea só temos que agradecer por tudo isso e mostrar que a força do hobby vem se espalhando principalmente aqui na capital do nosso País Brasília.
    Onde no último dia 02 de abril realizamos um Worlkshop de Aquapaisagismo:
    http://aqualinea.com.br/blog/2011/04/workshop-de-aquapaisagismo-da-aqualinea-em-brasilia-df/

    Algo que realmente não teria sequer acontecido sem a vontade desse grande amigo em evoluir nosso hobby.

    Sucesso Fabian sempre!

    Alexandre Augusto
    Staff Aqualinea!

  7. Óscar Pereiro 6 noviembre 2011 en 15:49

    Parece que foi uma brincadeira de mal gosto do Adriano Montoro🙂

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: