Acuario Rosa

Todo lo que rodea a la acuariofilia

Aquarismo Online: Conversa com Marne Campos

Clique na imagem para ir para o site

Acuario Rosa: O portal Aquarismo Online [AqOL] nasceu em 1999. Como e com que objetivos começou este projeto?

Marne Campos: Na verdade o site nasceu como uma página pessoal onde eu colocava informações sobre meus interesses, entre eles havia uma seção sobre um jogo eletrônico de estratégia chamado Age of Empires, uma sobre Role Playing Game (RPG) e uma sobre Aquarismo, nessa época não havia pretensão alguma, além de aprender sobre como construir páginas e falar um pouco do que gostava.

Em 1999 resolvi abandonar as outras duas áreas do site por falta de atualização da minha parte e ficou somente a parte de aquarismo, com fotos dos meus aquários, um tabelão com características de uns trinta peixes de água doce mais comuns e uma coletânea de links sugeridos, porém ainda não dava pra se considerar um portal.

Com o passar do tempo passei a identificar necessidades que outros sites de aquarismo em português não supriam e para suprir minha própria necessidade e o que acreditava ser a de outros aquaristas fui implementando-as nesse site pessoal, até que em 14 de Novembro de 1999 o site foi rebatizado oficialmente de Aquarismo Online [AqOL] e teve seu leiaute totalmente reformulado para deixar de ser um site pessoal e começar a caminhar para o que é hoje, ganhando uma modesta sala de forum e uma página inicial mais convidativa.

Acuario Rosa: Que seção destacaria do AqOL?

Marne Campos: Acredito que se você perguntar isso para a maioria dos visitantes do site, vão dizer que é o Forum de Discussões, afinal é um dos mais antigos da língua portuguesa em atividade, porém pessoalmente eu tenho uma predileção pela seção Peixes de Água Doce. Essa seção nasceu na primeira versão do site, quando ainda era um site pessoal e apesar de ter sofrido inúmeras evoluções nesses quase 12 anos, sempre foi a minha “menina dos olhos”. Faço questão de me dedicar especialmente à essa seção mesmo hoje o site sendo mantido por uma equipe de pessoas. São mais de 400 fichas de espécies de água doce, com fotos, informações, comentários de aquaristas e uma ferramenta de busca que permite encontrar espécies pelas mais diversas características, talvez seja a maior base de dados da língua portuguesa voltada para peixes ornamentais de água doce e que recebe novas inclusões toda semana! (Deu para perceber o carinho que tenho por essa seção? rs)

Acuario Rosa: Quem participa na elaboraçao do Banco de Dados do portal?

Marne Campos: O AqOL é mantido por uma Equipe, aliás esse é o segredo de qualquer site que pretende crescer. Dependendo da área do AqOL temos uma pessoa ou um grupo responsável. Eu fico mais direcionado às bases de dados de espécies, um grupo de pessoas é responsável pelos artigos, outro pelas seções específicas sobre doenças e alimentação e seguindo essa estrutura as responsabilidades ficam divididas de maneira que cada um procure se dedicar à area do site que mais se identifica.

Acuario Rosa: O “AqOL News” acho tremendamente útil para estar em dia com as novidades referentes ao mundo da aquariofilia. É muito dinâmico, atual, rigoroso e bem redigido… Esta seção parece editada por um jornalista profissional… Pode comentar quem é responsável por esta seção e quais as fontes destas notícias?

Marne Campos: Acredito que o AqOL News tenha sido a grande novidade do AqOL em 2011, e o principal responsável pela sua manutenção hoje é o Keller D. Steglich, mais conhecido como Lord_Wolf. Aliás, se não fosse ele, acredito que essa seção nem existiria, já que a idéia partiu do próprio e na época eu nem achei que iria tomar a importância que tomou para o site, simplesmente disse que ele tinha carta branca para tocar o projeto, assim como os demais membros da Equipe AqOL. Quanto às atualizações das notícias, elas são feitas principalmente por ele, às vezes eu até chego a publicar alguma notícia, porém essa seção é de responsabilidade do Keller, que a dirige com grande competência como você mesmo obsevou. As fontes são sites de notícias espalhados pelo mundo, é feita uma varredura por diversos sites e muitas vezes conseguimos noticiar fatos que passariam desapercebidos pela maioria dos aquaristas mas que reunimos e destacamos no AqOL News.

Acuario Rosa: Acho que entre os projetos está continuar a completar a tão útil base de dados… Há algum projeto futuro?

Marne Campos: Temos como meta atualizar a base de dados de espécies com novas inclusões semanalmente, para isso sempre mantemos uma “reserva” de algo próximo de 30 novas fichas prontas, e sempre que publicamos uma dessas novas fichas, procuramos repô-la com outras. Isso garante que mesmo em épocas de “vacas magras” onde não conseguimos material fotográfico autorizado para novas fichas, o site mantenha uma rigorosa rotina de atualizações e o visitante não seja prejudicado. Para projetos futuros, muita coisa está por vir, além da Equipe AqOL, os membros do nosso Forum de Discussões tem total liberdade para sugerir novas funcionalidade para o site e até de gerenciar esses projetos, atualmente estamos trabalhando numa base de dados de algas, que vai detalhar quais as causas, como mantê-las sob controle e fotografias para identificação, além disso temos o projeto de uma ferramenta para dimensionar a aquisição de produtos e equipamentos no momento da montagem do aquário. Amanhã, alguém pode sugerir outro projeto, tomar a frente e em algum tempo se tornará mais uma seção do AqOL. Lembra que eu falei que o AqOL nasceu de necessidades que eu tinha como aquarista e não encontrava nos sites de aquarismo da época? Pois é, o AqOL nasceu por esse motivo e é por ele que cresce à cada dia.

Acuario Rosa: Muito obrigado pela sua receptividade e parabéns por este excelente portal.

* Marne Campos, 28 anos, brasileiro, nascido na cidade de Campinas-SP, é bacharel em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e se dedica ao aquarismo desde os 7 anos de idade. É também fundador e membro da comissão organizadora do Concurso Brasileiro de Aqua-Paisaismo [CBAP].

4 Respuestas a “Aquarismo Online: Conversa com Marne Campos

  1. Marcio Vargas 22 septiembre 2011 en 13:42

    Grande Marne.

    Parabéns pela entrevista.

    Abração
    Marcio

  2. FabioFreitas 22 septiembre 2011 en 15:57

    Que massa \o/ , comentar que a galera do AqOl me recebeu muito bem, galera muito gente fina, Acho que fico mais tempo no site do que trabalhando rsss.
    Abrs

  3. Rafael Compassi 22 septiembre 2011 en 16:51

    Muito boa a entrevista, Marne, meus parabéns!

  4. Gilson Moreira 23 septiembre 2011 en 13:50

    Fala Marne.
    Grande gente fina o portal Aqol é 10, parbéns pela iniciativa que deu certo, a galera que participa é muito gente boa !!!!
    Parabén pelo sucesso e espero que dure por muitos e muitos anos, precisamos cada vez mais da Aqol !!!!!
    Grande abraço
    Gilson

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: